Oi, eu sou o Renan e o Repensando está de volta! Faz quase um ano que eu não apareço por aqui, e usei esse tempo para amadurecer as minhas reflexões sobre como a gente se relaciona com a tecnologia e a busca por propósito.
Neste episódio de retorno, eu compartilho a frase que tem me guiado: "o que eu vou fazer com o que eu faço, né? Como que eu faço, como eu construo meu mundo com o mundo que eu tenho". Eu direciono essa conversa para a grande maioria de nós, que enfrentamos dificuldades e barreiras—sejam sociais, de raça ou de orientação sexual.
Eu discuto a necessidade de percorrer caminhos que, embora não sejam os mais agradáveis, são etapas necessárias para eu alcançar aquilo que faz sentido para mim como indivíduo. Para transformar a nossa realidade, reforço que a educação é o caminho primário, e precisamos lembrar que o tempo passará de qualquer forma, incentivando a ação e o planejamento.
Também reflito sobre como temos perdido tempo nas redes sociais, dedicando nossa atenção para enriquecer empresas em vez de nosso próprio conhecimento. E o gancho para o futuro já está lançado: vou começar a discutir o impacto da Inteligência Artificial (IA). Eu levanto uma questão urgente: por que as pessoas estão substituindo o terapeuta pela IA, já que a terapia profissional é inacessível para a população mais pobre no Brasil?.
Lembrando que sou estudante de psicologia e este podcast reflete muito da minha impressão pessoal. Meu objetivo é retomar este caminho juntos, embasando as nossas conversas em fatos e argumentos consistentes.
Venha (Re)Pensar comigo!