Este episódio foi ao ar na Rádio Universitária (FM 107,9) no dia 06.08.24.
Neste episódio, abordamos os impactos socioambientais de grandes construções hídricas, tendo como gancho o filme cearense "Mais Pesado é o Céu", dirigido por Petrus Cariry e gravado em Quixadá e Nova Jaguaribara. O filme retrata o cenário do Açude Castanhão, que resultou na inundação da antiga cidade de Jaguaribara, forçando seus habitantes a migrar para a atual Nova Jaguaribara.
Com esse contexto, recebemos para a nossa conversa o Flávio Rodrigues, pós-doutor pela Universidade Federal do Pará, com vasta experiência na área de geografia, especialmente no meio ambiente. Discutimos como essas construções afetam a fauna e a flora, os impactos mais comuns, e a repercussão no Castanhão.
Também abordamos sobre a segurança do abastecimento de água e se a infraestrutura hídrica do Ceará está adaptada para enfrentar eventos climáticos extremos, uma vez que estão mais frequentes. Além disso, exploramos as medidas de assistência que o poder público pode adotar para minimizar os impactos sociais de obras desse porte e os riscos que essas omissões representam para a população.
O giro de notícias foi comandado por Lucas Matheus, trazendo o que está em alta sobre a pauta ambiental como: O início das reuniões de conciliação do marco temporal, imposta pela lei do marco temporal; e que o Governo Federal suspendeu, desde fevereiro deste ano, os boletins de óbito nas terras yanomami.
Siga o Cuida, Criatura! pra não perder nenhum conteúdo extra: www.instagram.com/cuida.criatura/
https://www.tiktok.com/@cuida.criatura
https://substack.com/@cuidacriaturahttps://www.instagram.com/reel/C9gMG6TOqQV/?igsh=NzkwdnBuc2hwaGM=
Cuida, Criatura! Jornalismo Ambiental desenrolado ao alcance do seu ouvido.
CRÉDITOS DO EPISÓDIO
LOCUÇÃO: Gabriel Matos e Ana Alice Freire
ROTEIRO: Gabriel Matos e Ana Alice Freire
PRODUÇÃO: Ana Alice Teixeira, Laura Diógenes, Gabriel Damasceno, Bernardo Maciel
EDIÇÃO TÉCNICA: Clara Freire
ORIENTAÇÃO: Rosane Nunes