Listen

Description

as emoções dessa época de virada do ano sempre nos provocam a pensar no nosso grau de impotência (ou impossibilidade) perante o futuro. afinal, o que está nas nossas mãos para repetir, mudar ou simplesmente deixar ir?

já faz tempo que muitos teóricos e autores chamam atenção para uma noção de futuro obscuro na contemporaneidade; uma espécie de colapso da capacidade humana de imaginar e projetar futuros desejáveis para o sujeito e para o coletivo.

e é entre sentimentos ambíguos de nostalgia, esperança, medo, grandes expectativas e frustrações, que chegamos nessa hora mágica de encarar nossos sonhos e desejos e se lançar à incerteza do amanhã.

para ampliar o entendimento sobre essas passagens temporais, contamos com a participação do Renato Noguera, doutor em filosofia pela UFRJ, professor, autor de diversos livros, e pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas.


para mais VIBES

acesse os perfis da float:  

Instagram

TikTok

faça parte do nosso grupo do Telegram,

assine nossa newsletter no Substack,

e se vc quer ajudar a manter esse podcast no ar e receber conteúdos exclusivos, pode se tornar um membro através do apoia.se.

pesquisa, roteiro e apresentação: André Alves e Lucas Liedke

produção: Fernanda Ogasawara

captação: Zamunda

edição e montagem: Jessica Correa

arte: Gustavo Jácome

esse episódio tem o apoio da Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco, bandeiras do Grupo DPSP, que se dedicam ao cuidado com a saúde e bem-estar, e que entendem que saúde mental também é uma parte essencial da qualidade de vida.

refs

Depois do Futuro — Franco Berardi

Revista Cult — O lento cancelamento do futuro 

O desaparecimento dos rituais: Uma topologia do presente — Byung-Chul Han