Listen

Description

O nono episódio do BORORÓ: a música no Brasil do século XX é o primeiro dedicado a um dos pais fundadores da música brasileira: Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

Heitor Villa-Lobos foi um dos artistas fundamentais na ruptura das barreiras tradicionais das Academias de Música, nas quais havia uma fronteira nítida e hierarquizada entre o “erudito” e o “popular”.

Villa-Lobos vai além dessas dicotomias artificiais e inautênticas, sempre na busca da construção de uma “identidade” para além das fronteiras, forjada na diferença da experiência de vida e da percepção musical. 

A obra de Villa-Lobos traz o diálogo entre lendas tradicionais e a música europeia. Compôs uma obra vasta e estudada no mundo inteiro. Ganhou uma biografia escrita pelo musicólogo finlandês Eero Tarasti, recentemente traduzida para o português.

É a grande influência dos músicos, maestros e arranjadores que aparecem nas gerações futuras, todas tributárias de sua fundamental contribuição para a construção da arte no Brasil. 

Raphael Dorsa Neto traz este que é o primeiro episódio dedicado ao Maestro, já que o tempo de um programa é insuficiente por conta da quantidade de informação relevante sobre a obra e a vida de Villa. 

Participação mais que especial da professora e poeta brasiliense Sandra Araújo, que nos conta a lenda do Uirapuru. 

Ao buscar ser muito brasileiro, Villa-Lobos tornou-se universal.