Publicado em 2014, o livro Olhos d’Água de Conceição Evaristo, é uma obra de 116 páginas composta por quinze contos que retratam a história de personagens negras e suas lutas e desafios. São narrativas curtas sobre crianças, homens e, sobretudo, mulheres. As personagens femininas estão sempre presentes nas escritas de Conceição.
Do primeiro ao nono conto do livro são retratadas mulheres que possuem um controle sobre suas próprias vidas, nos 4 contos da sequência são retratados homens que, diferentemente das mulheres, são levados à marginalização social e acabam falecendo de forma violenta.O décimo quarto conto é narrado por diversas vozes que possuem o desejo de que a periferia seja ouvida e vista da forma que ela é: composta por pessoas diferentes com histórias e características únicas. No último conto, a escritora retoma às histórias das personagens femininas e ocorre o nascimento de Ayoluwa, uma menina denominada de “a alegria do nosso povo”, trazendo esperança à comunidade para enfrentar desafios.
Esses 15 contos mostram as experiências de pessoas afro-brasileiras na sociedade e suas dificuldades, como encarar a violência, o abandono, a fome, o assédio e a morte precoce. Apesar dos contos demonstrarem situações de extrema vulnerabilidade social, os personagens contornam essas dificuldades e há momentos de amor, perseverança e esperança. Há além de tudo, a presença de elementos das culturas tradicionais africanas.