Olá,
Nesse episódio de "O Aviário" vamos falar sobre a Salmonella, uma das bactérias frequentemente encontradas nos aviários e que possui um grande impacto econômico devido aos embargos às exportações e ao descarte de lotes, além de ser um risco à saúde pública. Para falar sobre esse assunto crítico da avicultura nacional, recebemos a Dra. Clarissa Silveira Luiz Vaz, pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves e que possui vasta experiência na área de sanidade avícola. Pronto(a) para sanar todas as suas dúvidas sobre o controle de Salmonella?
“Existem atualmente em torno de 2600 subtipos de Salmonella. Entretanto, 150 deles acometem frequentemente aves e humanos.”
(0:00) Highlight
(1:59) Apresentação da convidada
(5:50) Principais tipos de Salmonella e suas diferenciações
(9:31) Como as aves se infectam com Salmonella?
(13:38) Diagnóstico e monitoramento em frangos
(22:05) Salmonella positivo: o que fazer?
(26:17) Salmonella na avicultura de pequena escala
(30:49) Encerramento do episódio
Conheça a convidada:
Dra. Clarissa Silveira Luiz Vaz
Experiência:
Atual: Pesquisadora na Embrapa Suínos e Aves, onde atua na área de saúde avícola, com ênfase em doenças bacterianas, manejo de cama de frango e resistência aos antimicrobianos.
Passada: Professora substituta no Departamento de Patologia Clínica Veterinária da UFRGS.
Áreas de conhecimento:
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (RS)
Mestrado e Doutorado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, RS).
Participou do grupo de trabalho do MAPA no Comitê de Higiene dos Alimentos do CODEX para controle de Salmonella e Campylobacter em carne de aves e do Comitê Científico Consultivo do PNSA.
Membro do Comitê Estadual de Saúde Avícola em Santa Catarina e da Rede de Pesquisas em Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da agropecuária.
Visite-nos em http://oaviario.com.br