Listen

Description

resgate das memórias realizada pela l Pedalada – Ecologia Audiovisual teve dessa vez como protagonista o trabalhador rural e contador de causos, Manoel, conhecido como Nego do Lunga. Morador do povoado Lagoa da Laje, zona rural do município de Araci (BA), Nego nos relatou sobre sua infância e as imensas dificuldades que enfrentava no trabalho da roça junto ao seu pai. Nego do Lunga, lamentou profundamente não ter tido oportunidade de estudar, devido a imposição e autoritarismo de seu pai que o obrigara sempre a trabalhos exaustivos como na lida do gado e de caprinos que percorriam enormes distâncias. Inclusive, Nego do Lunga , atribui que a sua baixa estatura se deve aos pesados trabalhos que praticava desde de muito cedo na lavoura e na criação de animais.
A família de Nego era proprietária de diversas terras que foram posteriormente expropriadas por fazendeiros da região. E as estratégias utilizadas por esses fazendeiros iam desde a falsificação de documentos que atestavam a propriedade da terra, até situações de ameaças e violências.
Dianta das dificuldades sócio geográficas dessa região do sertão , Nego do Lunga desenvolveu uma infinidade de habilidades. Além de ser um contumaz agricultor, Nego é um exímio musico, carpinteiro, pedreiro e outros ofícios que pratica tão bem.