Listen

Description

Nessa sexta edição do podcast Pedalada – Ecologia Audiovisual, estaremos apresentando a entrevista concedido por Eugenio Sena de Matos, o Genio, que reside em uma localidade conhecida como Pé de Serra, zona rural do município de Araci (BA). Genio, nos relatou sobre o início do seu envolvimento com as praticas das rezas, benzimentos e o uso de plantas da caatinga especificas para diversos tratamentos. Genio, nos disse que foi através do contato com um famoso pai de santo da região, conhecido como, Boa, que o apresentou esse universo do candomblé e dos orixás. Genio, foi orientado pelo pai de santo a ser um rezador. Ele é procurado por diversas pessoas para fazer as rezas e indicar os banhos com ervas. Genio diz que tem: “ um dom que a gente nasce. Cada pessoa tem um dom”. Segundo, Eugenio, existem dois tipos de doença, aquela que e o medico consegue descobrir e tratar, e , outra, aquela doença espiritual que só os rezador conseguem detectar e tratá-la. Já faz mais de dezesseis anos que Genio é rezador.
A história da presença africana e indígena em tempos antigos na região é mencionada por Genio, que destaca a importante contribuição desses povos na religião e cultura da região. Para ele, a casa do pai de santo é comparável ao consultório de um médico.
Durante o depoimento, Eugenio nos conta sobre o inicio da sua relação com o candomblé e o universo dos orixás e o preconceito que sofre por uma parcela da população por ser adepto da religião de matriz africana. Ele nos disse que esse tipo de comportamento preconceituoso por parte de algumas pessoas advém da falta de informação, por falta de conhecer a cultura e religião originária dos povos africanos.
Eugenio nos relata sobre os encantamentos que existem ainda hoje na Serra Grande e em outras serras pela região. Esses encantamentos já eram conhecidos pelos indígenas que habitavam essa região. Segundo, Eugenio, a Serra Grande foi morada de povos indígenas, e, em alguns locais é possível encontrar fragmentos de cerâmicas e outros utensílios produzidos pelos indígenas. A Serra Grande é morada da caipora, uma entidade protetora das matas e ervas.
Além dessas informações descritas aqui, Genio nos conta sobre muitas outras questões e situações referentes a religião do candomblé, seu entendimento pessoal sobre o assunto e outras questões do cotidiano local.