Hoje não tem episódio novo, a dor engoliu todas as palavras que estariam aqui.
Nota da Coalizão de Mídias Periférica, Favelada, Quilombola e
Indígena, 28.10.2023
João Vitor Dantas, o João, do Coletivo Mojubá, uma
das pessoas fundadoras da Coalizão de Mídias Periférica, Favelada, Quilombola & Indígena fez a sua passagem desse plano no sábado, 28 de outubro de 2023.
Escrevemos para afirmar a sua existência. João era do Subúrbio Ferroviário, uma das periferias de Salvador.
Estamos abraçadas a uma dor imensa, a uma revolta
que não cabe no nosso peito e a muitas perguntas: quantos jovens ainda precisam perder as suas vidas para que tenhamos um Brasil, aquele institucional, dos gabinetes, dos eventos e cerimonias-, que preste atenção de verdade aos brasis –
esse das ruas, dos becos, das vielas, das roças, das florestas?
Quem ocupa o mundo a partir daqui, de onde estamos, não tem o mesmo direito ao viver que todas as outras pessoas, de todos os outros lugares da cidade e do país?
Não dói por aí a dor de tantas e tantas mães que diariamente se despendem dos filhos e filhas, assim, tão jovens, com tantos futuros pela frente, das maneiras mais violentas que se pode imaginar?
Alguém aí do outro lado nos escuta? Alguém aí do outro lado tem nos lido, de nota de pesar em nota de pesar? De dor sufocante em
dor revoltante?
O que é que nós faremos, coletivamente, para impedir que outros jovens negros, que mais jovens periféricos, que as juventudes faveladas, quilombolas e indígenas, sigam sendo tão breves nesse
plano como tem acontecido até hoje?
Qual é o plano que existe, como país mesmo, para frear tudo isso que tem nos acontecidos? Hoje, um pouco de nós também se foi. É que toda vez que uma de nós se vai, violentamente assim, um pouco de nós a acompanha.
E João, uma vez disseram que o contrário da vida não é a morte, mas o esquecimento. E nós, nunca, esqueceremos você.
Essa nota de tristeza e revolta é assinada pelas 11 iniciativas que compõem a Coalizão de Mídias Periférica, Favelada, Quilombola & Indígena:
Periferia em Movimento, Desenrola e Não Me Enrola e A Terceira Margem da Rua (de São Paulo); Frente de Mobilização da Maré e Fala Roça (do Rio de Janeiro); Rede Tumulto (Pernambuco); TV Comunidades e TV Quilombo (Maranhão); Coletivo Jovem Tapajônico (Pará); Coletivo de Comunicação da CONAQ e Mojubá Mídias e Conexões (Bahia), coletivo do qual João Vitor Dantas fazia parte. E sempre fará.
A Terceira Margem da Rua volta com episódio inédito no dia 6 de novembro. João, neto do sol, uma boa passagem.