O episódio do PEÇO A PALAVRA desta quarta-feira, emitido em direto às 16:00, aborda a proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2025, colocando o foco da discussão no financiamento da ciência, da tecnologia e do ensino superior. De acordo com a proposta, o governo afirma que este é um “passo estratégico para assegurar a competitividade e inovação de Portugal a longo prazo” (artigo 17.º). O orçamento prevê um aumento das verbas destinadas à investigação científica, mas poderemos ter surpresas como aconteceu na véspera da audiência do ministro da Educação, quando foi anunciado um corte de quase 70 milhões no orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, fruto do reajustamento do pagamento de projetos que passa a ser feito por outros organismos.
No painel, Tiago Caldeira Alves e Carlos Diogo Pereira da Académica da Madeira. Como convidados, Miguel Iglésias, deputado eleito do Partido Socialista (PS) à Assembleia da República, e Paulo Neves, deputado eleito do Partido Social Democrata (PSD) à Assembleia da República.
O PEÇO A PALAVRA é produzido pela TSF Madeira 100FM, em coprodução com a Académica da Madeira. A canção de abertura é “Dança”, de Carlos Paredes (1967), numa gravação dos FATUM, o Grupo de Fados da Académica da Madeira, no seu 2.º álbum "Fado de Coimbra - Dos Clássicos aos Contemporâneos" (Funchal, 2019).