O PEÇO A PALAVRA de hoje trata de um assunto que faz parte da atualidade mundial, nacional e regional, as políticas ambientais. O impacto das alterações climáticas e da degradação ambiental tem sido sentido em todo o mundo, com mais de 1 milhão de mortes associadas a catástrofes naturais entre 2000 e 2019, revelando a urgência de ações globais para reduzir os seus efeitos. Em Portugal, eventos como as tempestades e os incêndios florestais têm causado danos significativos, com prejuízos económicos estimados em cerca de mil milhões de euros anualmente. Na Madeira, a Laurissilva, que alberga dezenas de espécies endémicas, está sob pressão devido a projetos de desenvolvimento. Na Universidade da Madeira, a falta de manutenção de espaços verdes, como o Jardim da Biodiversidade, são temas de polémicas recorrentes. Em matéria curricular, recentemente o curso de Biologia foi criticado por retirar a Laurissilva do seu programa, situação que se mostrou incorreta e pouco precisa, como a direção de curso adiantou. Todos estes dados refletem a importância de políticas ambientais eficazes, que combinam a proteção do ambiente com o bem-estar das comunidades locais e globais, aliadas à conscientização da população, através dos decisores políticos e das estratégias de investigação.
No painel desta emissão, Carlos Diogo Pereira, professor de Biologia e Geologia e responsável pela unidade que gere os projetos e programas da Associação Académica, está acompanhado de Ismael Da Gama, estudante de licenciatura de Engenharia Informática na UMa, coordenador da unidade de Política do Ensino Superior na Associação Académica e embaixador da Startup Portugal. Os convidados do episódio são o professor universitário e ambientalista Hélder Spínola e o professor universitário e diretor da licenciatura em Biologia na UMa, Thomas Dellinger.
O Peço a Palavra discute as políticas ambientais porque os estudantes pediram a palavra. O nome do programa tem origem na intervenção que tornou célebre o jovem líder estudantil em Coimbra Alberto Martins e espoletou a Crise Académica de 69. Trata-se de uma produção da TSF Madeira 100FM com a Académica da Madeira, transmitida em direto, quinzenalmente às quartas-feiras e disponível em podcast, nas principais plataformas do mercado.