O mais novo episódio do podcast STJ No Seu Dia já está no ar com o tema direitos humanos. O convidado é o redator do portal de notícias do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rodrigo Lopes. No bate-papo com os jornalistas Fátima Uchôa e Thiago Gomide, o jornalista detalha a produção de uma reportagem especial produzida em parceria com a Coordenadoria de TV e Rádio do STJ, em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro.
“Nasceu na Coordenadoria de TV e Rádio do STJ e ideia de fazer um vídeo que mostrasse um pouco desses grupos que normalmente a gente trabalha nessas pautas de direitos humanos. São grupos vitimizados, que têm direitos violados ou diminuídos, a exemplo dos grupos indígenas, idosos, pessoas com deficiência”, conta.
Rodrigo destaca que a reportagem é multiplataforma e visual. “Tem um vídeo feito pela TV mostrando performances dessas pessoas, mostrando talentos diversos desses grupos e isso atrelado a algumas decisões históricas do STJ sobre essa pauta dos direitos humanos. E a gente também fez umas fotos dessas pessoas. E a gente aprofunda os temas dando mais sequencia sobre as decisões judiciais históricas”, acrescenta.
O redator fala que a pauta dos direitos humanos contém elementos de força, resistência e fragilidade, uma vez que estiveram no centro de lutas históricas em sucessivas gerações e que continuam sendo ameaçados diariamente. “A gente até faz um desenho com essa questão dos direitos humanos que também queimam quando, por exemplo, uma floresta é incendiada de forma criminosa, que vão à deriva quando barco de refugiados se perde. Então, quando esses fatos acontecem, na verdade, são direitos humanos que estão sendo violados”, declarou.
STJ No Seu Dia
O podcast traz, semanalmente, um bate-papo com o redator de uma reportagem especial sobre a jurisprudência da corte. As matérias são publicadas todo domingo no site do STJ, abordando questões institucionais ou jurisprudenciais.
Produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal, STJ No Seu Dia é veiculado às sextas-feiras, das 14h30 às 14h45, na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília). Também está disponível no Spotify e nas principais plataformas de áudio.