Neste episódio do Podcast Lado B da Literacia, celebramos o Dia Mundial da Saúde Mental com uma conversa aprofundada sobre a importância da literacia em saúde mental, referindo-se à capacidade de reconhecer, compreender e gerir questões relacionadas com a saúde mental, tanto a nível pessoal como comunitário e social.
Ao longo deste episódio, vamos explorar como a literacia em saúde mental pode ser uma ferramenta poderosa para transformar vidas. Discutiremos a importância de reconhecer os sinais e sintomas de problemas de saúde mental, a necessidade de procurar ajuda profissional e as diferentes formas de apoio disponíveis.
O estigma ainda associado às questões de saúde mental continua a ser um dos principais pontos de discussão pelo que debateremos também estratégias para aumentar a compreensão e aceitação destas questões, bem como para promover o acesso a cuidados adequados.
Para nos dar valiosos insights sobre o tema, contamos com Ana Matos Pires, Médica Psiquiatra, membro da Direção do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, com Beatriz Lourenço, Médica Psiquiatra do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e cofundadora da associação ManifestaMente, e com Miguel Ricou, Psicólogo e Presidente do Conselho da Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portuguese, numa conversa conduzida pela já vossa conhecida Ana Rita Pedro, investigadora e especialista em Literacia em Saúde.
Não perca esta conversa inspiradora!
Ficha Técnica do Podcast “Lado B da Literacia”
Produção: Ana Rita Pedro e Tiago Quinta-Feira
Apoio à Produção: Daniela Brandão
Gravação e Edição de Áudio e Vídeo: Malagueta Produção Audiovisual
Design e Layout: Float Group
Descrição: O podcast “Lado B da Literacia” explora temas relacionados com a literacia em saúde, promovendo discussões aprofundadas e conversas informais com especialistas da área.
Produzido por Ana Rita Pedro e Tiago Quinta-Feira, com o apoio de Daniela Brandão, o podcast oferece uma visão abrangente e acessível sobre a importância da literacia em saúde na vida na vida de todos nós.
Contato: saudequeconta@ensp.unl.pt