A navegação nos sistemas de saúde atuais, cada vez mais complexos, pode ser avassaladora, sobretudo para pessoas com poucos conhecimentos ou recursos.
Neste episódio, aprofundamos como a literacia em saúde pode desempenhar um papel fundamental na forma como interagimos com os sistemas e cuidados de saúde.
Desde o momento em que agendamos uma consulta até à forma como comunicamos com os profissionais de saúde, passando pela maneira como gerimos a nossa condição pessoal de saúde e pelas decisões que tomamos no nosso quotidiano, a literacia em saúde pode ser um forte aleado.
No entanto, a limitações ao nível da literacia em saúde não afetam apenas o indivíduo, influenciam diretamente a eficiência global dos sistemas de saúde, e as ineficiências contribuem para aumentar os custos dos cuidados de saúde e a pressão sobre os recursos disponíveis.
O papel de administradores hospitalares e de decisores políticos é fundamental para implementar estas mudanças a um nível sistémico, sendo que as políticas públicas desempenham um papel vital na definição do panorama da literacia em saúde em Portugal.
Na conversa de hoje, moderada por Ana Rita Pedro, investigadora e especialista em literacia em saúde, trazemos o pensamento de Adalberto Campos Fernandes, Professor da Escola Nacional de Saúde Pública e ex-Ministro da Saúde, de Andrea Lima, Fundadora e Diretora Executiva do FÓRUM SAÚDE XXI e de Pedro Lavinha, Gestor na ULS Lisboa Ocidental e ex-Diretor da Qualidade e Vogal do Conselho Diretivo no INEM, sobre a ligação entre literacia em saúde e a competências dos indivíduos para navegarem e utilizarem eficazmente os serviços de saúde, destacando o papel das políticas públicas neste domínio.
Qual o verdadeiro significado de Literacia em Saúde para as pessoas que navegam no atual sistema de saúde e como podemos garantir que todos estão preparados para navegar e tomar as melhores para a sua saúde?
Não perca esta conversa!
Ficha Técnica do Podcast “Lado B da Literacia”
Produção: Ana Rita Pedro e Tiago Quinta-Feira
Apoio à Produção: Daniela Brandão
Gravação e Edição de Áudio e Vídeo: Malagueta Produção Audiovisual
Design e Layout: Float Group
Descrição: O podcast “Lado B da Literacia” explora temas relacionados com a literacia em saúde, promovendo discussões aprofundadas e conversas informais com especialistas da área. Produzido por Ana Rita Pedro e Tiago Quinta-Feira, com o apoio de Daniela Brandão, o podcast oferece uma visão abrangente e acessível sobre a importância da literacia em saúde na vida na vida de todos nós.
Contato: saudequeconta@ensp.unl.pt