Hélia Correia é uma das mais importante escritoras e poetisas contemporâneas e tem uma obra vastíssima, já distinguida com praticamente todos os prémios incluindo o Prémio Camões em 2015.
É também uma das mais antigas amigas do Bando, com quem conviveu desde o final dos anos 70.
Da sua obra já nasceram 3 espectáculos ao longo dos quase 50 anos, Montedemo em 1987, Adoecer em 2017 e Antes do Mar em 2020.
Hélia acompanhou de perto todos estes processos especialmente o Montedemo. De resto é uma espectadora atentíssima e aflita (já vão perceber porquê) e reserva um enorme carinho pelas pessoas do Bando que visita muitas vezes.
Recebeu-nos em sua casa, na sala Beckett da Casa Jaime Rocha, associação onde se preserva e alimenta o seu espólio literário e do seu “namorado” Jaime Rocha.
Partilhem deste privilégio que é ouvir Hélia Correia a conversar sobre a angústia do Futuro e o mistério que é o Teatro sempre através de um olhar de Criança e com muito humor à mistura.
:::
50 anos h(à) Bando é um podcast do Teatro O Bando com coordenação de João Neca lançado por ocasião do 50º aniversário do grupo em Outubro de 2024.
A pesquisa é de Nicolas Brites, a produção de Raquel Belchior, o som de Miguel Lima e o grafismo de Maria Taborda.
A música do genérico é uma composição de Nuno Cristo para o espectáculo Afonso Henriques, o espectáculo mais antigo Bando ainda em cena, estreado em 1982.
Este e outros episódios em www.obando.pt