Diz-se muitas vezes sobre o Bando que é...uma Escola.
Sim, é verdade que a formação teatral ocupou sempre um papel central na actividade do grupo mas quando ouvimos esta expressão ela tem um sentido mais abrangente.
No Bando aprende-se fazendo, as mãos ajudam a pensar (dizemos muitas vezes) e muitos são os profissionais de diferentes áreas que hoje estão em diversas instituições do país e que começaram aqui, formando-se enquanto trabalhadores.
As nossas convidadas de hoje entraram no Bando com as mesma idade em que entraram na Escola primária. Isabel e Matilde Santos, são irmãs gémeas que fizeram parte do primeiro grupo de crianças que inauguraram a formação Confraria do Teatro há quase 20 anos. Foram nossas confrades durante mais de 10 anos cresceram em todos os sentidos e integraram o elenco de espectáculos do grupo como o DO FIM ou os PÁSSAROS, uma encenação de João Neca e Miguel Jesus.
Hoje são mulheres a terminar a sua formação teatral e a fazer e a pensar, literalmente, o Teatro do Amanhã.
Sejam bem-vindos à conversa com as mais jovens entrevistadas.
:::
50 anos h(à) Bando é um podcast do Teatro O Bando com coordenação de João Neca lançado por ocasião do 50º aniversário do grupo em Outubro de 2024.
A pesquisa é de Nicolas Brites, a produção de Raquel Belchior, o som de Miguel Lima e o grafismo de Maria Taborda.
A música do genérico é uma composição de Nuno Cristo para o espectáculo Afonso Henriques, o espectáculo mais antigo Bando ainda em cena, estreado em 1982.
Este e outros episódios em www.obando.pt