Entramos numa casa, sentámo-nos num confortável sofá e
estamos rodeados de livros de Teatro.
A casa é de Maria João Brilhante que acompanha o Teatro O Bando desde o princípio dos anos 80.
O Bando com todas as transições próprias do percurso
continuou a ser uma companhia de Teatro: Maria João Brilhante foi muitas coisas diferentes neste contacto com o grupo: espectadora, crítica teatral, professora entusiasmada por acompanhar os projectos com os alunos, dinamizadora de projectos de observação teatral e, mais recentemente investigadora responsável pelo projecto de Arquivos de Teatro no qual o Bando está envolvido.
Viemos para perceber melhor, diferenças e semelhanças entre fazer e pensar, entre teoria e prática. Viemos para habitar esse lugar híbrido onde vivem os artistas e as suas criações, a academia e a sua investigação e os críticos e a sua análise da prática teatral.
Entrem connosco nesta sala. Com Maria João Brilhante há sempre lugar para mais alguém se sentar à mesa a falar de Teatro.
::
:::
50 anos h(à) Bando é um podcast do Teatro O Bando com coordenação de João Neca lançado por ocasião do 50º aniversário do grupo em Outubro de 2024.
A pesquisa é de Nicolas Brites, a produção de Raquel
Belchior, o som de Miguel Lima e o grafismo de Maria Taborda.
A música do genérico é uma composição de Nuno Cristo para o espectáculo Afonso Henriques, o espectáculo mais antigo Bando ainda em cena, estreado em 1982.
Este e outros episódios em www.obando.pt