Esta semana conversamos com Rui Pina Coelho.
Doutorado em Estudos Artísticos, visitámo-lo num dos seus locais de trabalho: a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Além de professor, é também escritor e dramaturgo com várias peças publicadas e foi também nessa condição que colaborou com o Bando.
Abriu-nos as portas de uma sala de aulas, sentámo-nos com ele e deixámos voar as palavras, as memórias e as histórias. Falámos de agricultores e de mercadores, do acto solitário da escrita, de carros com 6 rodas, do tempo para imaginar dos artistas, de pequenos almoços a ver nascer o sol e de amizades fundadas em cerveja.
À boleia das amizades de infância, perguntámo-nos: o que fica em quem passa pelo Bando, o que é a experimentação teatral e que gaiola é aquela, suspensa na rua do Carmo algures nos anos 90.
:::
50 anos h(à) Bando é um podcast do Teatro O Bando com coordenação de João Neca lançado por ocasião do 50º aniversário do grupo em Outubro de 2024.
A pesquisa é de Nicolas Brites, a produção de Raquel Belchior, o som de Miguel Lima e o grafismo de Maria Taborda.
A música do genérico é uma composição de Nuno Cristo para o espectáculo Afonso Henriques, o espectáculo mais antigo Bando ainda em cena, estreado em 1982.
Este e outros episódios em www.obando.pt