Listen

Description

joaozarco123@gmail.com

Fazer as pazes com as emoções significa aceitar e compreender os sentimentos, ao invés de resistir ou reprimi-los. Trata-se de reconhecer que todas as emoções, sejam positivas ou negativas, têm um papel valioso e podem trazer aprendizagens importantes.

As emoções são reações internas, que nos permitem comunicar com o mundo. Porém, a comunicação só é eficaz se for clara. Se as emoções estiverem desordenadas, se as paixões entram em conflito com a razão ou os desejos lutam com a moderação, essa clareza dissipa-se, e a comunicação, com o mundo e connosco mesmos, fica comprometida.

Do ponto de vista estoico, as emoções são essenciais para o crescimento interior. Funcionam como alertas. Campainhas que assinalam a presença de fraquezas e permitem corrigir debilidades humanas.

Uma pessoa que se envergonha, porque magoou alguém, pode usar esse mal-estar para praticar a humildade.

O desconforto causado por chegar atrasado, estimula a pontualidade.

A culpa por não passar mais tempo com a família, inspira a evitar o desperdício de tempo.

A dor da perda ensina a apreciar o presente e as pessoas queridas.

As emoções não são obstáculos a serem superados, têm um papel essencial na vida. Em vez de as vermos como inimigas, de as negar, abafar ou culpar por nos fazerem sofrer, devemos agradecer a sua existência. Principalmente às que nos fazem sentir mal, pois são as mais importantes, as que devemos de dar prioridade.