❗👀 A “falha” em realizar o bloqueio anestésico local ou regional é desmoralizante, angustiante e mística. Principalmente se a técnica utilizada for padrão, o conhecimento / habilidade do médico ou dentista ser acima da média e a concentração, volume e dose do medicamento estiverem corretos.
💉 Apesar de cumprir todos esses pré-requisitos, quando houver bloqueio não adequado ou ocorrência de bloqueio parcial e irregular, o médico ou dentista fica numa situação incômoda, assim como o paciente.
🕵️♂️ Na literatura, existem vários relatos de 'resistência aos anestésicos locais', que até agora parecem que foram negligênciados.
👉 Durante a prática de rotina, encontramos persistentemente uma enxurrada de 'bloqueios anestésicos locais mal sucedidos', por meio de várias vias, como na raquianestesia, bloqueios periféricos, oftalmológicos, odontológicos e anestesia local.
📍A falha da anestesia locorregional pode acontecer apesar de tudo ser feito corretamente e até mesmo em mãos experientes, quando o paciente tem resistência parcial ou total ao anestésico local.
Após excluir todas as causas prováveis e em investigação detalhada, o único denominador comum pode ser a história prévia do paciente.
🎯 Precisamos considerar sim essa possível causa de falha. E orientar os pacientes e familiares quanto a esse problema!
🎧 Ouça esse mais novo episódio do Mundo da Anestesia, e se aprofunde no tema! 😀😀
#MundoDaAnestesia #PodCast #Anestesia