Listen

Description

Tempo de poda

A única parte boa de envelhecer é que a gente cresce.

E para crescer bem, no sentido de crescer forte e saudável, é preciso podar. Botar fora o que não serve mais.

Podar significa aparar arestas, cortar tudo que é excesso, dar novo uso para o que atrapalha, tirar do caminho aquilo que consome nutrientes e impede o crescimento.

Olhando de fora, parece até um passo para trás – olha lá, a árvore tão grande, tão alta, tão bonita, com tanta história, com tanta sombra. Como ter coragem de cortar esses galhos?

Acontece que as coisas mudam, e depois vem chuva, vem vento, e a árvore (alta demais, com braços finos demais, fraca demais, com raízes rasas demais) não se sustenta. Ela cai, ela quebra, ela causa transtorno, ela leva um tempão para crescer de novo. Às vezes, ela morre antes e nem cresce mais.

Por isso: a poda.

E depois da poda, toda a madeira cortada e folhas secas voltam para a terra, adubam futuras árvores, alimentam fogueiras. Pra tudo tem uso.

Há umas semanas, uma equipe da prefeitura apareceu por aqui podando as árvores da minha rua. Levou vários dias e de dentro de casa, todas as manhãs, eu escutava a serra.

Sempre que vejo alguém cortando árvore em São Paulo sou tomada de certa agonia: a expectativa é ver a árvore transformada em toco morto.

Nesse caso, não.

O moço subiu na árvore preso por um equipamento de segurança, usando capacete e segurando uma serra comprida, algo como um cabo de vassoura com uma Makita na ponta. Sentou numa junção segura de tronco e galho e dirigiu a serra na direção do que precisava sair.

Ao redor dele, outros trabalhadores acompanhavam o trabalho gritando pra ir pra mais pra cá ou  mais pra lá, e fechando a rua para evitar  acidentes — vai que nessa coisa de podar algum desavisado acaba tomando um galho de árvore na cabeça, né?

Não sei porque o serviço veio agora. Na minha imaginação, tem a ver com a chegada da primavera. Essa primavera que chegou há dois meses e que tem sido meio estranha: foi em setembro mas parece que faz uns três anos e tanta coisa ainda precisa mudar antes de encararmos o que tem tudo pra ser O Grande Verão de Nossas Vidas.

Você também sente isso por aí?

Eu pelo menos tô me preparando.

As árvores também. Uma vez podadas, agora elas têm agora a motivação irrefreável de voltar a crescer.Leia mais em http://gaiapassarelli.substack.com



Get full access to Tá Todo Mundo Tentando at www.gaiapassarelli.com/subscribe