Listen

Description

Olá a todos! No Diário da Saúde desta semana, mergulhámos num tema sensível mas crucial: a disfunção sexual. Abordámos as diversas causas, desde fatores emocionais a questões hormonais e efeitos secundários de medicamentos. Alertámos para a importância de não ignorar os sintomas e procurar ajuda profissional, desmistificando a ideia de que é apenas falta de desejo.

De acordo com a Dr.ª Rosana Alves, para ser classificada como disfunção sexual, o problema precisa de estar presente em mais de 75% do tempo, por mais de seis meses, causando stress significativo e não podendo ser explicado por uma desordem mental não sexual. Discutimos exemplos como a dispareunia em mulheres e dificuldades de ereção em homens, reforçando que muitas destas situações têm tratamento.

O primeiro passo é sempre falar com um profissional de saúde, pois a disfunção pode estar ligada a outras condições como o uso de medicamentos, álcool, nicotina ou doenças crónicas. O nosso objetivo é despertar em si o interesse de procurar ajuda e lembrar que cuidar da saúde sexual é cuidar de si como um todo. Não ignore as mudanças e fale com um profissional de saúde. A saúde sexual faz parte da nossa qualidade de vida e merece atenção e respeito.