Listen

Description

itunes pic
se tivessem liberdade de perseguir seus objetivos naturais, os instintos básicos do homem seriam incompatíveis com toda a associação e preservação duradoura: destruiriam até aquilo a que se unem ou em que se conjugam.

herbert marcuse em "eros e civilização" . boston, 1955 .

. . . . .

. fragmento do primeiro capítulo .

[...]

subitamente a palma crispou-se, mas não o rosto perfeito, que permaneceu sereno, maquiado com graduações do rosa ao azul. imediatamente a mulher mais bela do mundo acordou, trêmula de medo. o rosto adquiriu expressão. os cílios naturais, que pareciam postiços, pelo tamanho e curvatura, sombreavam olhos escancarados. acabara de conhecer, em sonho, um médico obeso, vestido a rigor, que pendurava sua cartola, calçava luvas brancas de borracha, aproximava-se dela, estendida sobre imensos flocos de algodão e, com um bisturi, abria-lhe o peito: aparecia - em lugar do coração - um complicado mecanismo de relojoaria. era uma boneca mecânica e quebrada, e não uma mulher, aquela que ali jazia.

um profundo suspiro de alívio deu fim ao pesadelo. nada havia a temer, todos os perigos eram apenas imaginários. olhou em volta e tudo era novo na alcova à meia-luz, a noite de núpcias ainda não cedera a vez ao dia, mas ao seu lado não havia ninguém. perto de uma das mãos estava o espelho de cabo lavrado em prata, onde seus lábios se refletiram pintados, parecendo retocados havia instantes. lembrava-se de pouca coisa: um brinde com o marido, suas têmporas grisalhas ou brancas, o monóculo examinando-a a cada instante, uma taça quadrada que ela não sabia como pegar, o néctar fresco e nada mais.

se a maquiagem estava intacta, era porque o rosto havia sido respeitado... resolveu passar a mão direita pelo resto do corpo. estendeu e recolheu-a quase imediatamente, sua mão esquerda, menos sensível, pareceu-lhe a mais adequada para tal inspeção. logo notou um trecho de pele ardida pouco acima da clavícula. sobre um seio, três ou quatro marcas de dentes em arco, que já quase não doíam. seu ventre, em compensação, não denunciava nenhum assalto, mas o baixo ventre, sim: úmido, inflamado, com um íntimo dilaceramento.

manuel puig em "púbis angelical" . buenos aires, 1979 .
+ madame de tourvel (michelle pfeifer) e vicomte de valmont (john malkovich) em "ligações perigosas", de stephen frears . 1989 .
+ antony and the johnsons . "man is the baby" .
+ nesa paripovic . "primeri analiticke skulpture (série 20-teilige)", 1978 . moca, belgrado .