Listen

Description

CAT_ Álcool e Trânsito

Pelo Centro de Apoio ao Tabagista - CAT, organização da sociedade civil focada na saúde, sobretudo, na prevenção das doenças, conversaremos com a pesquisadora Ângela Abreu, enfermeira, Mestre (1997) e Doutora (2005) em Enfermagem, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, e Pós-Doutorada na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem , da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/ Portugal (2014-2015), no Projeto Estruturante "Prevenção do uso/abuso de álcool e outras substancias psicoativas".

A convidada, atuante na área de Álcool e outras drogas _ prevenção ao uso abusivo e tratamento, no momento, é Coordenadora Acadêmica da Unidade de Atendimento a pacientes com problemas relacionados ao álcool e outras drogas - UNIPRAD, do Hospital Escola São Francisco de Assis / UFRJ.

A profa. Ângela Abreu participou ativamente da elaboração e aperfeiçoamento da chamada 'Lei Seca' _ Lei Federal 11.705 de  19 de junho de 2008 - 'Alcoolemia Zero', que enfrentou barreiras diversas até a sua promulgação, mas que, desde então, salvou milhares de vidas e evitou o surgimento de um número substancialmente maior de incapacitados em nosso país.

Globalmente, 1.350.000 pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito. São 3.700 mortes por dia! A direção de veículos automotivos sob efeito de substâncias psicoativas é um problema de saúde pública planetário colossal.

De acordo com a estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Brasil, em 2022, houve 45 mil mortes e R$ 50 bilhões de custo econômico como resultado dos acidentes de trânsito no Brasil.