Mário Quintana: O menino azul que virou poeta
A noite de 30 de julho de 1906 foi fria de rachar na campanha rio-grandense. Fazia zero grau quando nasceu, lá nas bandas de Alegrete, um menino que foi chamado de Mário. Mário nasceu prematuro, pequeninho, magrinho e tão branco que o apelidaram de “menino azul”. Muitos diziam que ele “não ia vencer”, mas ele venceu! Venceu graças às formulas mágicas da farmácia da família, a Pharmacia Quintana, e aos cuidados exagerados da mãe.
Por causa da fraqueza do menino, Dona Virgínia quase não deixava o pequeno Mário sair de casa. Ele ficava a maior parte do tempo no casarão dos Quintana. E lá, naquele casarão, Mário Quintana começou a criar asas e a tentar voar com suas primeiras tentativas de poesias. Voou longe, esse menino azul! Saiu de Alegrete e decolou em Porto Alegre. Começou a escrever em revistas e jornais, virou jornalista, tradutor e, é claro, poeta.
Hoje, há 100 anos de seu nascimento e doze anos de sua morte, o canto deste passarinho continua forte. É por isso que o Conta-Gotas dedica sua 2ª edição a este poeta gaúcho, alegretense de nascimento e porto-alegrense de coração. Aqui você vai conhecer um pouco da vida do Mário Quintana e ficar sabendo das comemorações de seu centenário em todo o país. Além disso, conversamos com o diretor da Casa de Cultura Mário Quintana, Sérgio Naap, que contou como era sua convivência com o poeta. E, como não poderia faltar, trazemos muitas poesias, algumas delas imortalizadas na voz do próprio Quintana.
Fiquem à vontade, escutem quantas vezes quiserem e não esqueçam de comentar no final!
Ficha Técnica
Apresentação: Janaíne Tristacci e Mateus Rodighero
Reportagem: Cátia Dorr, Clarissa Ganzer e Ana Paula Koenemann.
Notícias: Andréia Ártico, Gabriela Willig, Jananine Tristacci e Tiago Rigo
Entrevista: Gabriela Ferri, Gabriela Cunha, Guilherme Mergen e Mateus Rodighero
Adaptação de texto literário e seleção do extra dose: Antônio Malmann, Gilberto Bernardi, Samara Kallil
Técnica e trilha original: Evandro Oliveira
Coordenação: Prof. Bibiana de Paula Friderichs