Listen

Description

Partindo do começo: você possivelmente esbarrou alguma vez nos últimos anos com a expressão “blockchain” - se você não está lembrando, deve se lembrar da aplicação mais famosa dessa tecnologia: a criptomoeda bitcoin. De tempo em tempo ela aparece na mídia, normalmente em um momento de abrupta valorização ou desvalorização, e as opiniões a respeito do bitcoin tendem a ser sempre acaloradas - é o futuro da economia, é um esquema de pirâmide, é o capital emancipado do estado, é uma bolha de investimento… Provavelmente, se você tem uma opinião sobre bitcoin, ela é uma opinião bem forte. 

Isso parece ser verdade sobre a maior parte das aplicações da tecnologia de “blockchain” - uma tecnologia de criptografia capaz de gerar artefatos digitais únicos, que podem ser usados como moedas - como é o caso do bitcoin - mas que também têm visto inúmeras outras aplicações ao longo da última década. No último mês, explodiu no Twitter - em particular nos círculos de artistas visuais - uma das mais recentes aplicações da tecnologia, não menos polêmica que o bitcoin: os chamados “NFTs”, ou “Tokens não-fungíveis”, que são usados de diferentes maneiras, entre elas para a transação de obras de arte - em um movimento - se é que já pudemos chamar assim - que vem recebendo o nome de “criptoarte”.

Nesse episódio a gente começa do conceito de "blockchain" para explicar toda essa cadeia de conceitos, até chegar na "criptoarte". 

--

 Siga o Tila: 

 https://www.instagram.com/tilabgf/
 https://twitter.com/tilabgf 
 https://www.tilabgf.com/ 
 

 --

 Nosso canal: 
 https://www.youtube.com/mimimidias 

 Redes sociais do mimimidias: 
 https://twitter.com/mimimidias/ 
 https://instagram.com/canalmimimidias/
 https://www.facebook.com/canalmimimidias/ 

 Vem falar com a gente:  
 https://twitter.com/claramatheus   
 https://twitter.com/leo_bos  
 https://twitter.com/tavosmm