Listen

Description

É certo que nós temos mais capacidades cognitivas que os outros animais, e por essa razão acabamos assumindo um papel de protagonismo na relação de domesticação deles. Sabemos que quando criamos animais voltados para o trabalho ou para nossa alimentação estamos adotando um comportamento consciente e bastante egoísta do ponto de vista deles. Mas e quando criamos o que chamamos de animais de estimação? Essa deveria ser uma relação exclusivamente baseada em estima. Mas será que é?

 

A partir dessa pergunta, podemos fazer muitas outras, que vão desde tentar entender como surgiu a relação dos humanos com os animais domésticos, até procurar entender o que mudou desde que essa relação começou. Responder isso é o primeiro passo para entender como tem sido para eles estar sob tutela do bicho humano. E para entender se nós realmente os conhecemos e criamos com eles relações de amor equilibradas, ou se eventualmente nos arriscamos por desconhecimento, a estabelecer uma relação de satisfação desequilibrada baseada em carências nossas ou até conceitos estéticos.

 

Para compreendermos quem temos sido para eles é fundamental compreender quem eles são, e como teríamos que ser para poder oferecer amor de um jeito que eles entendam. O médico veterinário, Professor e Doutor da faculdade de medicina da UNIFAE, especialista e escritor sobre comportamento e bem estar animal, Evander Bueno, vai nos conduzir por milhares de anos de história da relação homem-animal, explicando cada detalhe do funcionamento deles pra gente poder reconhecer rapidamente quando a gente é que não tá funcionando. Espero que aproveitem o episódio e lembrem de deixar comentário no final.

 

Dicas do episódio.

 

Prof. Evander: Livros de Bert Hellinger.

 

Julio: Livro Por que as Zebras não tem Úlceras, de Robert M. Sapolsky.

 

Eduardo: Site Dognition.com, para traçar o perfil comportamental do seu cão.

 

Nas redes sociais somos o

 

@podcastpretoebranco no Instagram.

Canal e página Podcast Preto e Branco no Youtube e no Facebook.