Regressar às raízes não significa nunca mais voltar ao país onde se esteve emigrado. Foi o que aconteceu com Ana Costa depois de um estágio que lhe abriu as portas de entrada para a Alemanha.
A nossa convidada confessa que não foi nada planeado e que deixou simplesmente as coisas acontecerem. Afirma que teve " muita sorte em ser bem recebida e isso facilitou a integração" e, posteriormente, um novo regresso.
Ana diz claramente que valeu a pena ter saído de Portugal e que, ambas as vezes que veio para a Alemanha, foi sempre muito bem recebida. Reconhece que ambos os países, quer Portugal quer a Alemanha, têm vantagens e desvantagens, mas que na Alemanha sem dúvida são muito democráticos com as oportunidades que são dadas.
Ana Sofia Costa nasceu em Matosinhos, é neuropsicóloga clínica e investigadora em doenças neurodegenerativas. Estudou Psicologia na Universidade do Porto e doutorou-se pela faculdade de Medicina da RWTH Aachen University. Trabalhou como neuropsicóloga no Hospital de Braga e em 2018 regressou a Aachen onde trabalha como neuropsicóloga e investigadora pós-doutorada no Hospital Universitário RWTH Aachen e JARA Institute Molecular Neuroscience and Neuroimaging em colaboração com o Forschungszentrum Jülich.
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.