Uma crise existencial é um momento na vida de uma pessoa em que ela se depara com questões profundas sobre o significado, propósito e direção de sua existência. É um momento de dúvidas intensas, nas quais parece que quanto mais você pensa sobre algo, mas esse algo fica distante.
Na filosofia, vários autores abordam questões existencialistas ligadas à essa profunda crise sobre a vida, tais como Jean Paul Sartre, Kierkegaard, Heidegger, Rollo May, Viktor Frankl, Nietzsche, Yalom, entre outros.
A psicologia desempenha um papel crucial na compreensão e na abordagem desses momentos de introspecção e incertezas. Através do estudo das crises existenciais, os psicólogos buscam entender como as pessoas lidam com questões fundamentais, como identidade, finitude, liberdade e valores pessoais, e como essas questões podem impactar a saúde mental e emocional.
A proposta aqui hoje é pensar junto com vocês sobre esse fenômeno que não é incomum e quem sabe, te ajudar a pensar em possibilidades mais genuínas para lidar com esse momento tão desafiador.
VOCÊ TAMBÉM ME ENCONTRA AQUI:
📆 Precisa fazer terapia? Fale comigo pelo Whatsapp: https://wa.link/rtxuba
📷 Instagram: https://www.instagram.com/brum.anapaula/
🌐 Blog do Acidamente: https://www.acidamente.com.br/
🎥 Acidamente no Youtube: https://www.youtube.com/acidamente
*** REFERÊNCIAS: ***
FEIJOO, A.M. O homem em crise e a psicoterapia fenomenológico-existencial - Fenomenologia & Psicologia, 2013.
FEIJOO, A.M. A existência além do sujeito: a crise da subjetividade moderna e suas repercussões para a possibilidade de uma clínica psicológica com fundamentos fenomenológico-existenciais. Rio de janeiro: Viaveritá, 2011.
FEIJOO, A.M. A clínica psicológica em uma inspiração fenomenológica – hermenêutica. Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro v. 12 n. 3 p. 973-986 2012.
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.