A conversa do episódio nove do Podcast Sonho BemVindo foi sobre como casais homoafetivos podem formar uma família e ter filhos. Para explicar melhor o histórico desse processo, falamos com a Dra. Fernanda Imperial, ginecologista e obstetra formada pela Faculdade de Medicina do ABC, com residência médica no Hospital das Clínicas, membro da SOGESP e ASRM, com especialização em Reprodução Humana e médica da clínica VidaBemVinda.
O bate-papo traz as principais informações sobre a legislação internacional e brasileira relacionada ao homoparentalidade, as dificuldades que o casal homoafetivo pode enfrentar, as particularidades do casal feminino e masculino, as opções terapêuticas pelo tratamento de reprodução assistida e até a indução do aleitamento, quando necessário.
Discutimos:
[4:10] O que significa o termos homoparentalidade e quando o tema chegou ao Brasil e mundo?
[11:40] Quais são as dificuldades que os casais homoafetivos femininos e masculinos podem ter no processo de reprodução assistida?
[18:30] Como acontece a primeira consulta com o especialista para casal feminino? Quais exames são solicitados e como acontece a definição do tratamento?
[22:36] A abordagem do casal masculino na primeira consulta, melhores chances para a reprodução e seleção da doadora do útero.
[32:30] Como funciona a doação compartilhada de óvulos ou banco de óvulos.
[34:00] Banco de sêmen para a Fertilização In Vitro do casal feminino.
[39:40] Acompanhamento da gestação do casal homoafetivo e, após o nascimento, como funciona o registro da criança?
[47:00] É possível fazer o aleitamento pelas duas mães do casal feminino?
[49:56] Estatísticas sobre famílias homoafetivas após o tratamento de reprodução assistida e as crianças nascidas.
Toda semana um novo episódio na sua vida! Um conteúdo ARTE Academy e Clínica VidaBemVinda.
#DarVidaASonhos