A utilização da imunoterapia no contexto da doença oncológica, está a ser usada num número crescente de patologias e tem sido revolucionária no tratamento de doentes oncológicos.
O progressivo aumento da utilização dos inibidores de checkpoint imunológico quer seja em monoterapia ou em combinação com outros agentes, requer uma compreensão da sua interação com o sistema imunitário e, particular atenção no que diz respeito à emergência de efeitos adversos imunorelacionados.
Junte-se a nós nos próximos 2 episódios, e saiba mais sobre a gestão dos efeitos adversos da imunoterapia!
Prof. Doutor António Marinho
Assistente Hospitalar Graduado de Medicina Interna no Centro Hospitalar Universitário do Porto, Professor Auxiliar convidado da Universidade do Porto desde 2017 e atual Coordenador Nacional do Núcleo de Estudos de Doenças Auto-imunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI)
Dr. Júlio Oliveira
Médico especialista em Oncologia Médica e Farmacologia Clínica no Instituto Português de Oncologia do Porto FG e atual Coordenador da Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce
Olho Clínico é um Podcast da MSD de atualização científica, direcionado exclusivamente a Profissionais de Saúde. O conteúdo do mesmo não tem por objetivo induzir qualquer alteração de comportamento na prescrição ou toma de medicamentos. PT-NON-01094. 07/2021