O cinema já retratou as cidades do futuro de muitas maneiras:
Frias e asséticas.
Escuras, poluídas, sem espaços verdes.
Dominadas pela tecnologia, desumanas.
Serão um dia assim, as cidades do futuro?
O geoógrafo Gonçalo Antunes acha difícil de prever, sobretudo pensando num horizonte temporal superior a 50 anos. Contudo, as tendências que se desenham são bem mais positivas do que as retratadas pelo cinema.
A Ana Markl quis então saber como é que o design atual das nossas cidades, tão dominado pelo uso do automóvel, se pode vir a transformar. Tudo parece orientar-se para uma urbe mais inteligente, mais descarbonizada, favorecendo o ambiente e uma mobilidade mais suave.
Será que um dia viveremos nessas cidades? Será esse o legado urbano que deixaremos aos nossos filhos?
REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS
Leituras:
Triumph of the City: How Our Greatest Invention Makes Us Richer, Smarter, Greener, Healthier, and Happier, de Edward Glaeser.
The City in History: Its Origins, Its Transformations, and Its Prospects, Lewis Mumford.
Cities of Tomorrow, de Peter Hall
Metrópoles: a história da cidade, a maior criação da civilização, de Ben Wilson.
The Death and Life of Great American Cities, Jane Jacobs.
The Just City, Susan S. Fainstein.
Cities for People, Jan Gehl.
Outros:
Baraka, Ron Fricke, 1992
Home, Yann Arthus-Bertrand, 2009
BIOS
ANA MARKL
Ana Markl nasceu em Lisboa, em 1979, com uma total inaptidão para tomar decisões, pelo que se foi deixando levar pelas letras; licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas porque gostava de ler e escrever, mas acabou por se formar em Jornalismo pelo CENJOR. Começou por trabalhar no jornal Blitz para pôr a render a sua melomania, mas extravasou a música e acabou por escrever sobre cultura e sociedade para publicações tão díspares como a Time Out, o Expresso ou mesmo a Playboy. Manteve o pé na imprensa, mas um dia atreveu-se a fazer televisão. Ajudou a fundar o Canal Q em 2010, onde foi guionista e apresentadora. Finalmente trocou a televisão pela rádio, um velho amor que ainda não consumara. Trabalha desde 2015 na Antena 3 como locutora e autora.
GONÇALO ANTUNES
Geógrafo, doutorado em Geografia e Planeamento Territorial pela Faculdade de Ciências
Sociais e Humanas (NOVA FCSH) da Universidade Nova de Lisboa.
Professor universitário na NOVA FCSH, actual coordenador da Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional e investigador integrado no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).
É especialista em políticas de habitação, dinâmicas do mercado imobiliário, políticas públicas urbanas, Geografia urbana, planeamento e ordenamento do território e de forma lata em estudos
urbanos. Dentro destas temáticas tem várias publicações científicas, é coordenador de projetos
científicos e organizou exposições na qualidade de curador, entre outras actividades de
disseminação do conhecimento.