Listen

Description

É verdade que muito já se fez pela igualdade de género; mas também é certo que ainda estamos longe de estar no ponto óptimo: a desigualdade continua a existir e, também na Economia, as vantagens da diversidade ainda são mais perspectivadas na teoria do que na prática.

Porém, os estudos dizem-nos que sempre que as organizações apostam na diversidade e colocam mulheres em posições relevantes, a produtividade aumenta.
Venha ouvi-los nas vozes de Cátia Batista e Hugo van der Ding.

REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS:
Benefícios da diversidade para o crescimento económico
https://bfi.uchicago.edu/insight/research-summary/the-allocation-of-talent-and-us-economic-growth/

Benefícios da diversidade no trabalho
https://www.weforum.org/agenda/2019/04/business-case-for-diversity-in-the-workplace/

Resumo de literatura económica sobre “tetos de vidro”
https://bfi.uchicago.edu/insight/research-summary/the-glass-ceiling-2/

What Drives the Gender Wage Gap? Examining the Roles of Sorting, Productivity Differences, Bargaining and Discrimination
https://doi.org/10.1162/rest_a_01000

Projeto e resultados sobre discriminação estatística vs. discriminação baseada em preferências:
https://cordis.europa.eu/project/id/724231

Statistical Discrimination and the Rationalization of Stereotypes
https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0003122420969399

Female leadership raises aspirations and educational attainment for girls: a policy experiment in India 
https://science.sciencemag.org/content/335/6068/582

Estatísticas sobre disparidades de género:
https://www.oecd.org/gender/data/ 

Relatório sobre disparidades de género nas empresas em Portugal
https://leadingtogether.org/media/1272/20190220_achieving-gender-balance-in-leadership_final.pdf

BIOS
CÁTIA BATISTA
Cátia Batista é Professora Associada de Economia, e Fundadora e Directora Científica do centro de investigação NOVAFRICA, na Nova School of Business and Economics. Doutorada pelo Departamento de Economia da Universidade de Chicago, licenciou-se também em Economia na Universidade Católica Portuguesa. Obteve a Agregação em Economia Internacional na Universidade Nova de Lisboa. Tem sido professora regente de cursos de macroeconomia, desenvolvimento económico e economia internacional nas Universidades de Chicago, Oxford, Notre Dame e Trinity College Dublin. Trabalhou no Fundo Monetário Internacional e na Universidade Católica Portuguesa. Actualmente, tem afiliações enquanto Investigadora nos centros CReAM (London, UK), IZA (Bonn, Germany) e JPAL Europe (Paris, France), e foi Consultora para o Banco Mundial e para o IGC (International Growth Center, baseado na London School of Economics).

HUGO VAN DER DING 
Hugo van der Ding é muitas personagens. Locutor, criativo e desenhador acidental. Uma espécie de cartunista de sucesso instantâneo a quem bastou uma caneta Bic, uma boa ideia e uma folha em branco. Criador de personagens digitais de sucesso como a Criada Malcriada e Cavaca a Presidenta, também autor de um dos podcasts mais ouvidos em Portugal, Vamos Todos Morrer, podemos encontrá-lo, ou melhor ouvi-lo, todas as manhãs na Antena 3 ou por detrás dos bonecos que nos surgem todos os dias por aqui e ali.