Listen

Description

Este episódio arranca com o gaulês de nome difícil de pronunciar - Vercingetorix. Os minutos seguintes são dedicados aos reinados dos Merovíngios e Carolíngios, passando por mais nomes complicados de encaixar e por dois Carlos - ‘O Martelo’ e o Magno -, aos quais se seguem as épocas dos Anjous, Valois e Bourbon, as duas grandes guerras do século XX, e uma Résistance sem par.

Raquel Vaz-Pinto e Pedro Vieira fazem, de novo, a proeza de trocar por miúdos um dos países mais importantes e característicos da Europa: bienvenue à la France!


REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS:

Astérix, o Gaulês, René Goscinny, Albert Uderzo

Astérix na Córsega, René Goscinny, Albert Uderzo

The Landmark, Julius Caesar

Vida e Destino, Vassili Grossman

King and Emperor, a new life of Charlemagne, Janet L. Nelson

A espuma dos dias, Boris Vian

Estranha Derrota,  Marc Bloch

A Espuma dos Dias - filme:
https://youtu.be/U5k-UwHx9-c

Chansons ‘Possibles’ et ‘Impossibles’,
Boris Vian:
https://www.discogs.com/release/3214071-Boris-Vian-Chansons-Possibles-Et-Impossibles


BIOS

RAQUEL VAZ-PINTO
É Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa e Prof. Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma Universidade, onde lecciona a disciplina de Estudos Asiáticos.
Foi Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política de 2012 a 2016. Autora de vários artigos e livros entre os quais A Grande Muralha e o Legado de Tiananmen, a China e os Direitos Humanos editado pela Tinta-da-China e Os Portugueses e o Mundo editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Os seus interesses de investigação são Política Externa e Estratégia Chinesa; os EUA e o Indo- Pacífico; a Europa e o Mundo; e Liderança e Estratégia.
É comentadora residente da rádio TSF. É membro da Comissão Cientifica do Fórum Futuro e consultora da Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.

PEDRO VIEIRA 
Pedro Vieira nasceu em Lisboa, em 1975.
Licenciado pela Escola Superior de Comunicação Social, trabalhou no Canal Q das Produções Fictícias e é, atualmente, guionista e pivô do programa O Último Apaga a Luz da RTP3.
É responsável pela Comunicação do Cinema São Jorge e foi consultor de Comunicação na Booktailors.
Trabalha como ilustrador freelancer e escreve livros como se não houvesse amanhã.