Muitas vezes são demonizadas, vistas como símbolos de poder abusivo ou trituradoras de pessoas. Mas, será que as empresas são mesmo isso?
A terceira temporada do [IN] Pertinente arranca com um novo especialista na área da Economia. Hugo Figueiredo vai fazer dupla com Hugo van der Ding e, neste primeiro episódio da nova temporada, vai ajudar-nos a compreender que, apesar de tudo, as empresas existem por razões bem melhores do que a fama que muitas vezes as precede; que, entre muitas outras coisas, são extremamente necessárias para que exista e funcione aquilo que nos faz avançar: a inovação.
REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS
Porque existem Empresas?
O Valor dos Gestores
Gestão e Produtividade
BIOS:
Hugo van der Ding é muitas personagens. Locutor, criativo e desenhador acidental. Uma espécie de cartunista de sucesso instantâneo a quem bastou uma caneta Bic, uma boa ideia e uma folha em branco. Criador de personagens digitais de sucesso como a Criada Malcriada e Cavaca a Presidenta, também autor de um dos podcasts mais ouvidos em Portugal, Vamos Todos Morrer, podemos encontrá-lo, ou melhor ouvi-lo, todas as manhãs na Antena 3 ou por detrás dos bonecos que nos surgem todos os dias por aqui e ali.
Hugo Figueiredo é professor de Economia na Universidade de Aveiro, investigador do CIPES - Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior e colaborador do GOVCOPP – Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas. É licenciado em Economia pela Universidade do Porto e doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade de Manchester. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas da economia do trabalho, da educação e do ensino superior.