Look for any podcast host, guest or anyone

Listen

Description

Comenta aí!

A Operação Lava-Jato foi um conjunto de casos de corrupção e lavagem de dinheiro, levada a cabo por uma rede de especialistas no combate a crimes financeiros. Quais os suportes institucionais dessa rede? Qual o seu perfil social ? Quais as  crenças os seus agentes alimentavam sobre os políticos, sobre os empresários e sobre o papel do próprio direito? No episódio desta semana, entrevistamos Maria Eugenia Trombini que apresentou resultados de uma pesquisa que ouviu 64 juristas que atuaram na operação.

O Maldita Politicagem é um projeto independente. Se você gosta do conteúdo, contribua com a nossa campanha de financiamento coletivo para que possamos aprimorá-lo e ampliá-lo:

https://apoia.se/malditapoliticagem

----
Maria Eugenia Trombini é doutoraem Sociologia no Instituto Max Weber na Universidade de Heidelberg. Mestre em Instituições Políticas, Elites e Processos Decisórios pela UFPR. Possui graduação em Ciências Sociais pela UFPR (2014) e em Direito pela Unicuritiba (2015).

----
Referências:

Adorno, Sérgio. Os aprendizes do poder: o bacharelismo liberal na política brasileira. 2. ed. são paulo: Edusp, 2019. v. 1. 318p .

Barman, Roderick and Jean Barman. 1978. “The Prosopography of the Brazilian Empire.” Latin American Research Review 13(2): 78-97.

Bertran, Maria Paula et al. 2022. Neutralidade e viés judicial: filiação partidária e os réus da Operação Lava Jato. Scielo Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4689

Da Ros, Luciano e Matthew Taylor. 2022. Brazilian Politics on Trial: Corruption and Reform Under Democracy, Lynne Rienner Publishers.

Filgueiras, Fernando. 2008. Corrupção, Democracia e Legitimidade;  Belo Horizonte: Editora da UFMG.

Reale Júnior, Miguel. 2014. Criação e degenerescência do ensino jurídico. Revista USP, (100), 87-96.

Trombini, Maria Eugenia, Jorge, Mário e Elizangela Valarini. 2022. Biografia e trajetória de uma elite judicial: os profissionais anticorrupção brasileiros, Revista de Ciências Sociais, 53(2): 61-105.

Viegas, Rafael et al. 2022. A comunicação dos Tribunais de Contas e Ministérios Públicos nas redes sociais: os desafios da accountability na democracia digital. Revista De Administração Pública, 56(3), 324–348.

----
Siga o Maldita Politicagem:
https://twitter.com/mpoliticagem
https://www.instagram.com/malditapoliticagem/

----
Edição de áudio: Matheus Bittencourt
Finalização de áudio e identidade visual: Fabio Tokumoto
Roteiro e coexplanação: Luiz Domingos Costa e Alessandro Tokumoto

Support the show