Para evitar um desastre climático, precisamos mudar a forma como produzimos, transportamos e consumimos quase tudo. Essa não é uma tarefa fácil: faz duzentos anos que a economia mundial é baseada em combustíveis fósseis. Além disso, as emissões de gases do efeito estufa, a poluição da água e os danos a espécies e para os seres humanos nem sempre entram no preço dos produtos ou no rol de responsabilidade das empresas. É isso que os economistas chamam de "externalidades" negativas.
Mas calma, a boa notícia é que nunca houve tanta gente no planeta enxergando essa fase não só como um desafio, mas também como uma grande oportunidade. Aqui no Economia do Futuro eu vou entrevistar os pioneiros da nova economia: cientistas, fundadoras de startups, líderes em políticas públicas e gente de corporações.
Se você quer participar da construção de um mundo mais justo e de carbono zero, esse podcast é pra você. Aqui a gente vai falar sobre política, negócios, investimentos e tecnologia de forma construtiva. Ou seja: sem catastrofismo e sem greenwashing.
Meu nome é Melina Costa. Sou jornalista e moro em Berlim, na Alemanha. O meu foco vai ser a conexão entre o que está acontecendo no Brasil com o resto do mundo - porque essa crise é planetária e só será resolvida com a cooperação de muitos.
Se você tiver sugestões para mim, meu email é podcast@economiadofuturo.com
O Economia do Futuro é publicado quinzenalmente. Para entrar em contato, escreva para podcast@economiadofuturo.com