Listen

Description

Bife à parmegiana, Capeleti à romanesca, Fogazza, Polpetone recheado de muçarela, Lasanha à bolonhesa, Galeteria: você sabe o que todos eles tem em comum? Nenhum existe na Itália… 

O Brasil foi um dos países - ao lado dos EUA - que mais recebeu imigrantes italianos entre as décadas de 1880 e 1910 e, posteriormente, na década 1950, no pós-guerra. . Provenientes de diversas partes da Itália, quando aqui chegaram, não encontraram diversos dos ingredientes com os quais estavam acostumados e conheceram outros sobre os quais jamais haviam ouvido falar. Dessa adaptação e criação de pratos com insumos da "nova Terra", misturada ao receituário centenário e carregado de afeto e cultura,  nasceu a cozinha de imigrante e a cozinha ítalo-brasileira. Ambas criaram raízes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil a ponto de se tornarem tão cotidianas como o arroz e o feijão.

Para conversar mais sobre o nascimento da cozinha ítalo-brasileira, nosso convidado é  Gerardo Landulfo. Gerardo é  Delegado da Accademia Italiana della Cucina, em São Paulo: a Accademia é uma instituição cultural reconhecida pela República Italiana, sem fins lucrativos, com sede em Milão e 292 delegações espalhadas pelo mundo.

Gosta do Podcast? Apoie! http://orelo.cc/vaisefood/apoios

Support the show