No episódio de hoje, Luca e Luis nos levam ao sul do Rhône, uma das principais regiões de produção de vinho na França. Lugar hoje famoso pelo vinho, mas outrora notório por ser a residência do papa. Mas enquanto nosso podcast inteiramente dedicado a debater o legado papal não sai do papel, vamos conhecer um pouco mais sobre os potentes vinhos do sul do vale do Rhône!
Os vinhos do Rhône são classificados da seguinte maneira:
E o que vai no suco?
O Rhône é majoritariamente produtor de vinhos tintos, mas também existem alguns vinhos brancos de muita qualidade - os Châteauneuf-du-Pape brancos são excelentes vinhos para acompanhar frango e peru por exemplo.
Os tintos da região são dominados pelo Rhône-blend, também conhecido como Grenache, Syrah, e Mourvèdre (GSM). No Châteauneuf-du-Pape são permitidas até 13 varietais diferentes, mas a dominante é a Grenache.
Anos-estrela:
2000, 2001,2005, 2007, 2009, 2010, 2012, 2015, 2016
Produtores:
A loja Mistral tem uma excelente seleção de sul do Rhône, com muitas das áreas mencionadas aqui. Confiram!
Vinho vorazmente consumido:
Domaine du Ferrand, 2012 - um CdP encorpado e excelente.
Dica cultural:
Hoje recomendamos o álbum Earfood do Roy Hargrove, um excelente trompetista que era um dos grandes expoentes do jazz contemporâneo, capaz de navegar em urban music e produzir baladas clássicas como as que vocês podem conferir neste disco. Infelizmente, Roy nos deixou em 2018 aos 49 anos de idade.
Como sempre, sigam nosso podcast, deixem seus comentários no nosso Instagram @podcastwine ou mandem suas perguntas e sugestões para podcastwinenot@gmail.com.
Um grande abraço e até a próxima!