Listen

Description

Apesar de não ser um dos pontos mais relevantes de sua biografia, o fato é que Karl Marx estudou Direito na Universidade de Bonn e na Universidade de Berlim, onde teve contato com o debate político e filosófico que circulava na Prússia de então. Dirigindo sua atenção à filosofia e posteriormente à economia política, ainda assim Marx manteve algum diálogo com o direito e retornou a ele em momentos decisivos de sua teoria. A visão que aparece desde seus primeiros livros, como o importante “Crítica da Filosofia do Direito de Hegel”, vai se alterando até chegar em sua obra-prima “O Capital” e mais tarde influenciar autores como Friedrich Engels e Karl Kautsky em um texto intitulado “Socialismo Jurídico”.

Anos mais tarde, durante o processo de concretização da Revolução Russa, pensadores e políticos como Stutchka, Pachukanis e Vychinski retomaram esse debate e transformaram-no em um dos pilares do novo regime soviético, utilizando muitas vezes o direito como meio para expurgos e perseguições políticas durante o período do Stalinismo.

Para entender o marxismo e suas relações com o direito, esquivando-se de preconceitos e visões rasteiras, trouxemos à bancada do Salvo Melhor Juízo o professor e pesquisador de Filosofia do Direito Mozart Pereira, o criminólogo Vitor Dieter e o sociólogo do direito Yuri Campagnaro.

Confira!

=========

Indicado no programa:

Círculo Marx - https://www.facebook.com/circmarx

Direito de Classe e Revolução Socialista – Piotr Stutchka;

Lukács e a crítica ontológica do Direito – Vitor Bartoletti Sartori;

Para a crítica do Direito – http://bit.ly/1T5TYJv;

Crítica da Igualdade Jurídica – Celso Kashiura Jr.;

Filosofia do Direito – Alysson Mascaro;

Democracia contra capitalismo – Ellen Wood;

Marx, manual de instruções – Daniel Bensaid.

=========

Comentários, sugestões, críticas: contatosalvomelhorjuizo@gmail.com

Twitter: @SMJPodcast

Facebook: Salvo Melhor Juízo

Instagram: @salvomelhorjuizo

Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo

Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!