SMJ #19 – Direito e Cristianismo
Independentemente de sua fé, todo ocidental é culturalmente um pouco cristão. Na verdade, o ocidente tem como um de seus pilares fundadores o próprio cristianismo – ao lado do direito romano e da filosofia grega. Compreender o impacto destas ideias e práticas religiosas é fundamental para desvelar o funcionamento interno de nossa cultura, de nossas instituições e também de nosso direito.
A cultura judaico-cristã e cristã especificamente está recheada de passagens que se relacionam com o direito. Desde os 10 mandamentos nos livros mosaicos até o direito canônico sistematizado por Ivo de Chartres e Graciano, o cristianismo foi, de acordo com alguns historiadores do direito, a primeira religião a utilizar o pensamento jurídico desenvolvido em Roma para fundamentar sua própria estrutura eclesiástica e organizar rituais e sacramentos.
Este caráter de fundador do ocidente trouxe também muitas consequências adversas, como a difícil separação entre Estado e Religião ainda hoje.
Para entender o quanto nosso pensamento deve e depende do cristianismo, bem como de que maneira é possível superar essa tradição, contamos com a presença do estreante Michael Dionísio de Souza* e de Frank Reche Maciel**.
Confira!
=========
Indicado no programa:
Livros:
“Mitologias jurídicas da modernidade” de Paolo Grossi
“Os dois corpos do rei” de Ernest Kantorowicz
“Direito e Revolução” de Harold Berman
“Mímesis” de Erich Auerbach
“História das crenças e das ideias religiosas” de Mircea Eliade
“A bolsa e a vida” de Jacques Le Goff
“As raízes medievais da europa” de Jacques Le Goff
=========
Comentários, sugestões, críticas: contatosalvomelhorjuizo@gmail.com
Twitter: @SMJPodcast
Facebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/
Instagram: @salvomelhorjuizo
Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo
Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!
*Michael Dionísio de Souza é advogado público e privado. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná, é pesquisador há vários anos da história do Direito Canônico e das relações entre Estado e Igreja Católica na história brasileira.
**Frank Reche Maciel é advogado criminalista. Mestre e doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná, pesquisa direito penal e direito processual penal a partir das lentes da economia e da filosofia política.