SMJ #21 – Direito e Morte
Pensar a morte é uma das melhores formas para se compreender a vida. Fenômeno fundamental em todas as culturas, a morte é um processo que gera um forte impacto simbólico e é ressignificado, absorvido e ritualizado por meio da religião, da moral e também do direito.
Temas como sucessão, eutanásia, crimes contra a memória dos mortos são exemplos de como o pensamento jurídico pensa a ideia de morte e desenvolve conceitos e institutos a partir deste fenômeno que é tão cultural quanto natural.
No programa de retorno das férias o SMJ traz esse tema quente (ou gelado?) para a bancada, acompanhado de três convidados, os já veteranos Frank Reche Maciel* e Walter Guandalini Jr**, e o estreante e especialista em direito civil, Paulo Henrique de Sousa***.
Confira!
=========
Indicado no programa:
Livros e artigos:
Doença, poder e direito – Walter Guandalini Jr.;
A política da vida entre o bando e o sujeito de direito – Walter Guandalini Jr. - http://bit.ly/2aGo3Da;
Diretivas antecipadas de vontade - Luciana Dadalto (org.);
A morte é uma festa! – João José Reis;
A cidade antiga – Fustel de Coulanges;
Filmes e documentários:
Você não conhece Jack (2010);
Black Mirror - S02E01.
=========
Comentários, sugestões, críticas: contatosalvomelhorjuizo@gmail.com
Twitter: @SMJPodcast
Facebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/
Instagram: @salvomelhorjuizo
Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo
Agora o SMJ faz parte da rede de podcast Anticast: www.anticast.com.br
Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!
*Walter Guandalini Jr. é professor de direito romano da Universidade Federal do Paraná. Mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Fez estudos de doutoramento sanduíche no Centro Studi per la Storia del Pensiero Giuridico moderno, da Università degli studi di Firenze.
**Frank Reche Maciel é advogado criminalista. Mestre e doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná, pesquisa direito penal e Direito Processual Penal a partir das lentes da economia e da filosofia política.
***Paulo Henrique de Sousa é advogado e professor de graduação e pós-graduação em Direito Civil e Bioética. Mestre e doutorando em Direito Civil, fez estágio sanduíche no Instituto Max-Planck para Direito Privado Comparado e Internacional.