SMJ #25 – Crise e Instituições
O debate público brasileiro está polarizado em vários pontos, mas há um deles em especial que parece irradiar todo o resto: as instituições brasileiras estão em crise ou estão funcionando bem? O Impeachment, a Operação Lava-Jato e a crise econômica estão pressionando o funcionamento das instituições políticas e fiscais e, para muitos, está em curso um processo de desconstrução do legado democrático de 1988. Já no olhar de outros, as instituições brasileiras estão funcionando de maneira saudável e o atual contexto está comprovando a maturidade do nosso Estado de Direito.
Mas, afinal, o que significa dizer que uma instituição funciona bem? Existe algum índice de qualidade das instituições?
Nesta semana em que o julgamento do Impeachment está se desenrolando, o Salvo Melhor Juízo trouxe para sua bancada dois estreantes que deram uma verdadeira aula sobre o funcionamento das instituições e os desafios para os próximos anos: Fabrício Ricardo Limas Tomio* e Rodrigo Luís Kanayama**.
Confira!
=========
Indicado no programa:
Literatura:
Ernest Hemingway – Paris é uma festa
William Faulkner – O som e a fúria
Charles Dickens – Oliver Twist
Livros técnicos:
Robert Dahl – Quão democrática é a constituição americana?
HQ:
Persépolis (2007)
=========
Comentários, sugestões, críticas: contatosalvomelhorjuizo@gmail.com
Twitter: @SMJPodcast
Facebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/
Instagram: @salvomelhorjuizo
Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo
Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!
Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br
*Fabricio Ricardo Limas Tomio é cientista político e professor na Universidade Federal do Paraná. Mestre em sociologia política e doutor em ciências sociais, realiza pesquisas sobre Instituições no Brasil a partir de estudos empíricos e comparados.
**Rodrigo Luís Kanayama é advogado e professor na Universidade Federal do Paraná. Mestre e doutor em direito, ensina e pesquisa na área de direito público, com ênfase em direito financeiro. É conselheiro da OAB/PR