Listen

Description

Na observação do discurso público há a tendência de se exaltar que os brasileiros são pacíficos. Mas será que isso procede ou o que ocorre é um não reconhecimento de algumas características do que é próprio da definição de violência?

O sentido da ideia de violência pode ser pensado a partir de construções sociais, históricas e filosóficas do significado desse termo. Vários são os tipos de violência que constituem a sociedade, seja a violência legitimada, institucionalizada ou a criminalizada, por exemplo. As construções conflituosas que se dão na dinâmica das relações sociais são o ponto de partida para a questão que é título do programa: “O que é violência?”. A discussão dessa semana perpassa em pensar a partir do direito algumas respostas a esta complexa questão.

Para compreender as várias acepções de violência e sua relação próxima com o direito, o Salvo Melhor Juízo dessa semana contou com a presença dos já veteranos Flavio Bortolozzi Jr.* e Felipe “Baiano” Motta**.

“Do rio que tudo arrasta se diz que é violento, mas ninguém diz violenta as margens que o comprimem.” B. Brecht

Ouve lá!

=========

Indicado no programa:

Livros:

The Lucifer effect – Philip Zimbardo

Obediência à autoridade – Stanley Milgran

Arqueologia da Violência – Pierre Clastres

Pensamento criminológico na Primeira República – Rebeca Fernandes Dias http://bit.ly/2chmzLB

Filmes:

Detenção (2010)

A experiência (2001)

=========

Comentários, sugestões, críticas: contatosalvomelhorjuizo@gmail.com

Twitter: @SMJPodcast

Facebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/

Instagram: @salvomelhorjuizo

Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo

Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!

Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br

* Flavio Bortolozzi é advogado e professor, mestre e doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná, pesquisa criminologia e sociologia Jurídica e é coordenador do grupo de pesquisa Violência, Crime e sociedade da ABraSD (Associação brasileira de pesquisa em sociologia do direito).

**Felipe Motta é advogado e professor, mestre e doutor em direito pela Universidade Federal do Paraná, com período de pesquisa em doutorado-sanduíche na Universidade de Hamburgo, sob orientação de Sebastian Scheerer.