Com um Congresso recheado de conservadores como não se via desde 1964, a possibilidade de se repensar radicalmente a política de drogas no Brasil está se distanciando do campo da arena política. Ao mesmo tempo em que a legalização e regulamentação do uso de drogas para fins medicinal e recreativo começa a ser adotada em várias regiões do globo, no Brasil temas como este são apagados da agenda política.
Tendo como claro o diagnóstico de que tratar a política de drogas como um problema de segurança pública não funciona em lugar algum do planeta, o que é possível se fazer com o que se tem, independentemente da esperança em inovações legislativas? Há espaço no atual ordenamento jurídico para contribuir para uma política de drogas mais eficiente? Que papel o Poder Executivo e o Poder Judiciário podem assumir?
Para responder essas e outras questões, o Salvo Melhor Juízo desta semana conta com a presença de Diogo Busse, professor e advogado com larga experiência na Administração Pública e Flavio Bortolozzi Jr., criminólogo que desenvolve pesquisas especificamente no campo da política de drogas.
Confira!
==========
Indicado no programa:
Diogo Busse - http://on.fb.me/1XndXUA
David Nutt's dangerous drug list - http://bit.ly/1QVFecH
Carl Hart, “Um preço muito alto” - http://bit.ly/1RXVL2q
Saulo de Carvalho, “A política criminal de drogas no Brasil”.
Antonio Escohotado, “La historia general de las drogas”.
Denis Russo Burgierman, “O fim da guerra”.
Filme: Os infratores (2012).
==========
Comentários, sugestões, críticas: contatosalvomelhorjuizo@gmail.com
Twitter: @SMJPodcast
Facebook: Salvo Melhor Juízo
Instagram: @salvomelhorjuizo
Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo
Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!