SMJ #64 – História da Riqueza no Brasil
As tradicionais análises de história econômica do Brasil, à esquerda e à direita, sempre destacaram com grande ênfase a história colonial como um processo de acumulação de capital na Europa enquanto a América apenas sobreviveria (naquilo que se denomina de economia de subsistência), possuindo um papel coadjuvante na formação da história do capitalismo mundial.
As recentes pesquisas desenvolvidas e apresentadas nesse programa partem de premissas teóricas e metodológicas inovadoras e capazes de revelar um processo diverso. Partindo de uma valorização da cultura tupi e das instituições portuguesas descobriu-se, também a partir de técnicas de econometria, que a economia interna da colônia superava a produção da própria metrópole, exigindo, portanto, uma profunda revisão das concepções até então levadas à cabo nos estudos brasileiros.
Para compreender essa história, entender o papel das instituições políticas e jurídicas e mesmo de alguns famosos atores da História do Direito na formação da economia brasileira, o Salvo Melhor Juízo teve a honra de entrevistar por quase duas horas o renomado escritor brasileiro Jorge Caldeira*.
Ouça já!
=========
Indicado no programa:
Livros, entre outros, destaca-se:
Mauá, empresário do Império (1995)
A Nação Mercantilista (1999)
O Banqueiro do Sertão (2006)
História do Brasil com empreendedores (2009)
Júlio Mesquita e seu tempo (2015)
História da Riqueza no Brasil (2017)
=========
Comentários, sugestões, críticas: contatosalvomelhorjuizo@gmail.com
Twitter: @SMJPodcast
Facebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/
Instagram: @salvomelhorjuizo
Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo
Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!
Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br
Acesse o PADRIM do SMJ e contribua: www.padrim.com.br/salvomelhorjuizo
========
*Jorge Caldeira é escritor e pesquisador. Mestre em Sociologia e Doutor em Ciência Política pela USP é autor de importantes livros e pesquisas na área de história econômica, política e da cultura popular no Brasil. Entre outros, escreveu o best-seller “Mauá, empresário do Império”e publicou, recentemente, o livro tema dessa entrevista, “História da Riqueza no Brasil” pela editora Estação Brasil.