Listen

Description

O homem compõe-se de corpo e Espírito: o Espírito é o ser principal, racional, inteligente; o corpo é o invólucro material que reveste o Espírito temporariamente, para preenchimento da sua missão na Terra e execução do trabalho necessário ao seu adiantamento. O corpo, usado, destrói-se e o Espírito sobrevive à sua destruição. Privado do Espírito, o corpo é apenas matéria inerte, qual instrumento privado da mola real de função; sem o corpo, o Espírito é tudo: a vida, a inteligência. Em deixando o corpo, torna ao mundo espiritual, onde paira, para depois reencarnar.
 

KARDEC, Allan. O Céu e o Inferno. FEB.

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito.
(João, 14:1-2)

MUNDO OU PLANO ESPIRITUAL

Os dois mundos, espiritual e o físico são, de certa forma, independentes, "... não obstante, a correlação entre ambos é incessante, porque reagem incessante um sobre o outro."
ALLAN KARDEC. O livro dos espíritos. Questão 86.

Existe vida após a morte?

Como ela é?

Como é o processo da morte ou desencarne?

Qual a situação que encontraremos após a morte? Terei repouso eterno?

Reencontrarei com familiares?

Terei um julgamento?

O quê é o Umbral?

E todos teremos a visão panorâmica da vida? O que é?

Existem as Cidades Espirituais?
Que estruturas e departamentos existem no Mundo Espiritual? 

O MUNDO ESPIRITUAL

• Existem dois mundos distintos, o corporal composto de Espíritos encarnados e o Espiritual formado pelos Espíritos desencarnados.
• Enquanto os homens, devido à materialidade do corpo, estão na Terra, o mundo espiritual ostenta se por toda parte, em nosso redor ou no espaço.
• Ensina nos a Doutrina Espírita que no mundo espiritual a vida se desdobra em infinitas expressões, mais rica e abundante que a própria Terra. Assim encontramos ali escolas, lares, hospitais, oficinas, templos, praças de esporte, artes, intensa vida social, magnificientes expressões da natureza, aves, animais, tudo em manifestações mais ricas e completas, das quais, as edificações terrestre são pálidos reflexos.
• No intervalo das existências corpóreas, o Espírito retorna ao mundo espiritual, donde se apartara momentaneamente e onde sente se feliz ou desgraçado, segundo o bem ou o mal que haja praticado.
• Sendo a vida física passageira, é no estado espiritual sobretudo, que o Espírito colhe os frutos do progresso realizado na sua reencarnação e também nele que se prepara para novas lutas e aprendizado.
• Assim o mundo espiritual é normal e principal, pois existe e sobrevive ao mundo físico e sobre este reage incessantemente.
• No mundo espiritual os Espíritos das diferentes ordens evolutivas aproximam se, segundo a afinidade de tendências formando grupos ou famílias: os bons irmanam se pelo desejo de praticarem o bem e os maus pelo de fazerem o mal ou sob o reflexo de suas próprias faltas.
• Enquanto os Espíritos inferiores, no mundo espiritual, encontram se envolvidos em seus propósitos menos edificantes, os espíritos superiores se desdobram no auxílio aos carentes de amparo e na ajuda aos homens encarnados, pois eles são instrumentos de que Deus se vale para ajudar a toda a Humanidade.