Rir é, de fato, o melhor remédio - e o mais barato, também. Quando nós rimos, nosso cérebro lê e interpreta nossa expressão e riso, e a partir daí comanda a liberação de diversos hormônios e neurotransmissores como serotonina (que nos traz alegria e melhora o humor), dopamina (que aumenta a sensação de prazer) e endorfina (aumenta o bem-estar).
Além disso, rir também nos faz reduzir os níveis de cortisol e adrenalina no corpo, conhecidos como hormônios do estresse, que podem estar desregulados dependendo do quanto você trabalha, estuda, se preocupa.
Todos esses hormônios e neurotransmissores têm sua importância e seu momento de agir, mas boas risadas diárias modulam e equilibram a dinâmica deles no organismo, priorizando estados favoráveis pra uma mente mais tranquila, relaxada e alegre, com menos ansiedade e estresse - melhorando nosso sono, sistema imunológico e humor.
Mas os benefícios não param por aí. Um estudo¹ conduzido pelo dr. Lee S. Berk, na Universidade de Loma Linda, comprovou que boas risadas provocam a produção de ondas gama no cérebro - as mesmas que emanamos quando meditamos! Nesse sentido, os efeitos positivos de rir todo dia são bem parecidos com os de meditar.
Com tudo isso, podemos perceber como manter boas risadas diárias pode nos ajudar a ter mais qualidade de vida, não só mental e emocionalmente, mas também nos nossos relacionamentos e na nossa saúde física.
Vale conversar com amigos, ver filmes e seriados divertidos, contar piadas, memes na internet, e principalmente manter uma atitude sorridente sempre que possível no seu dia a dia. Afinal, sabemos também que sorrisos e risadas são contagiantes.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil pra você. Nos vemos em breve!