Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky comentam a reação de parte da sociedade civil ao discurso golpista de Bolsonaro com um documento que defende a manutenção da democracia no Brasil. O trio também fala das eleições nos estados, onde os candidatos têm enfrentado dificuldades para fechar as parcerias nas chapas, e do aumento da violência no país, na esteira da expansão do acesso às armas.
Escalada: 00:00
1º bloco: 05:52
2º bloco: 21:12
3º bloco: 38:56
Kinder Ovo: 53:17
Correio Elegante: 55:18
Créditos: 59:46
Bloco 1: Contraofensiva democrática
Ao oficializar a candidatura à reeleição, Jair Bolsonaro convocou os apoiadores para irem às ruas no Sete de Setembro, no que chamou de “último ato”, a exemplo do que fez no ano passado. Em reação aos discursos golpistas do presidente, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo lançou um manifesto em defesa da democracia e do processo eleitoral, a ser lido no dia 11 de agosto. O documento reúne dezenas de milhares de pessoas, encabeçado por artistas, personalidades e representantes das elites financeira e intelectual brasileiras.
Bloco 2: À procura de um vice
Há uma indefinição geral em relação aos vices de muitos candidatos nos estados. Em São Paulo, Fernando Haddad ainda busca um nome que possa ampliar seu alcance no interior e trazer um público mais conservador para seu lado. O tucano Tasso Jereissati desistiu de ser vice de Simone Tebet e se concentra na disputa política no Ceará, onde petistas e ciristas disputam o apoio do PSDB. No Rio, o PT ameaça romper com Marcelo Freixo, do PSB, caso Alessandro Molon não recue de sua candidatura ao Senado.
Bloco 3: Violências brasileiras
Na última semana, 19 pessoas morreram em mais uma chacina policial no Complexo do Alemão. Nos últimos 14 meses, pouco mais de um ano, a cidade do Rio registrou três das quatro operações mais letais de toda a história, todas sob o comando do governador Cláudio Castro. Nas últimas duas semanas, pelo menos cinco casos de feminicídios foram registrados no estado. Enquanto isso, o número de armas e registros de CACs disparou desde o início do governo Bolsonaro.
Para acessar reportagens citadas nesse episódio: https://piaui.co/foro211
Assista aos bastidores da gravação: https://piaui.co/ftprivilegiado
Aqui, uma playlist com todos os episódios do Foro: https://piaui.co/playlistforo
O Foro de Teresina é o podcast de política da revista piauí, que vai ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 11h.
O programa é uma produção da Rádio Novelo para a revista piauí.
Ouça também os outros podcasts da piauí: o Luz no fim da quarentena, sobre o que a ciência está descobrindo a respeito da pandemia de covid-19 (https://piaui.co/playlistquarentena), o Maria vai com as outras, sobre mulheres e mercado de trabalho (https://piaui.co/playlistmaria), e A Terra é redonda, sobre ciência e meio ambiente (https://piaui.co/playlistaterra).
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Evelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Claudia Holanda
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br