A semana foi marcada pelas respostas das instituições democráticas contra os responsáveis pelos ataques golpistas que depredaram as sedes dos três poderes em Brasília. Neste episódio, Fernando de Barros e Silva e José Roberto de Toledo analisam a atuação do ex-secretário de Segurança do DF Anderson Torres, o avanço das investigações sobre os financiadores da tentativa de golpe e a violência empregada pelos terroristas durante a ação.
O programa fala ainda dos perigos da bolsonarização das Forças Armadas e das polícias e analisa as semelhanças e diferenças entre Lula e Getúlio Vargas, que foram declarados mortos politicamente mas voltaram triunfantes ao poder. Na conversa, nossos apresentadores contam com a participação luxuosa da jornalista Marina Dias, da diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Samira Bueno e do escritor e jornalista Lira Neto.
Escalada: 00:00
1º bloco: 06:01
2º bloco: 26:41
3º bloco: 44:13
Kinder Ovo: 53:50
Correio Elegante: 1:01:59
Créditos: 1:06:59
Bloco 1: Respostas das instituições
Desde o último domingo, Lula e os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário vêm fazendo atos simbólicos e práticos para defender a democracia no Brasil e punir os responsáveis pelos ataques terroristas em Brasília. Enquanto as investigações avançam sobre os financiadores dos acampamentos e das viagens até a capital, a Polícia Federal encontrou uma minuta de decreto para golpe de Estado na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que tem a prisão decretada mas está nos Estados Unidos.
Bloco 2: Polícia bolsonarista
Entre as imagens das invasões gravadas por celulares, estão as de um coronel do Exército tentando impedir policiais militares de prenderem invasores no Palácio do Planalto. Depois de quatro anos de governo Bolsonaro, que encheu a administração pública de militares e inflamou o discurso golpista de forma ininterrupta, Lula tem o imenso desafio de saber se pode confiar nas Forças Armadas e nos policiais.
Bloco 3: O que há de Getúlio em Lula?
Se antes de assumir o poder novamente Lula já era comparado a Getúlio Vargas pela popularidade, sobretudo entre os mais pobres, e capacidade política, com o retorno ao Planalto, o petista se iguala ao líder de São Borja como um presidente que pareceu sair de vez da cena política, mas voltou ao poder numa vitória épica.
Para acessar reportagens citadas nesse episódio: https://piaui.co/foro235
Assista aos bastidores da gravação: https://piaui.co/ftprivilegiado
Aqui, uma playlist com todos os episódios do Foro: https://piaui.co/playlistforo
O Foro de Teresina é o podcast de política da revista piauí, que vai ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 11h.
O programa é uma produção da Rádio Novelo para a revista piauí.
Ouça também os outros podcasts da piauí: o Maria vai com as outras, sobre mulheres e mercado de trabalho (https://piaui.co/playlistmaria), e A Terra é redonda, sobre ciência e meio ambiente (https://piaui.co/playlistaterra).
Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva e José Roberto de Toledo
Convidados: Marina Dias, Samira Bueno e Lira Neto
Coordenação geral: Évelin Argenta
Direção: Marcos Amorozo
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Clara Rellstab
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: FêCris Vasconcellos e Bia Ribeiro
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br